quarta-feira, 8 de junho de 2011

Logitech G13 Advanced

g13_thumb Recentemente eu adquiri esse teclado com o objetivo de melhorar minha performance no PvP de WoW. Ironicamente, eu ainda não testei o teclado com WoW. Eu entrei no jogo, vi funcionando, re-configurei alguns atalhos (o G13 já possui uma pré-configuração para WoW) mas não entrei em PvP e nem joguei uma dungeon.
Antes de me decidir pelo G13, eu pesquisei e comparei com o Nostromo, da Razer. O que me fez decidir pelo G13 foram dois vídeos do Youtube e o número de teclas de atalho. A falta de informação quanto a questões práticas do teclado na net é incrível, então vou fazer um FAQ de tudo aquilo que eu quis saber antes de comprar e não achei a resposta, ou quase.
A primeira coisa que fez pesar a minha decisão foi o fato de todos os vídeos do Nostromo mostrarem o Joystick com a função do mouse enquanto os vídeos do G13 mostravam que eu podia associar as teclas WASD a ele. Os vídeos do Nostromo também me passavam um certo desconforto no uso do Joystick. Somado ao total de atalhos de cada um, 25 do G13 contra 14 do Nostromo, a decisão ficou fácil.
Nunca testei o Nostromo mas hoje eu sei que é possível associar as WASD ao Jog13d ystick. O botão em cruz do Joystick. Quando você se movimenta apenas com o Joystick, você cria um efeito sideway caso não mantenha o controle direcionado corretamente para frente. Eu acredito que o botão em cruz ajude no processo. No final, você acaba se acostumando.
Configurá-lo é extremamente fácil e o número de possibilidades é enorme. Você pode criar quantos perfis quiser. Pelo menos eu não achei um limite. Para cada perfil, você pode configurar 3 máscaras chamadas de M1, M2 e M3. Por sua vez, cada máscara é o mapeamento completo das teclas de atalho, incluindo o Joystick. Dessa forma, com apenas um click você alterna entre 3 tipos diferentes de configuração dentro do mesmo perfil.
O perfil pode ser associado a um executável, assim, quando você entra no aplicativo ele reconhece o perfil correto. No caso dos perfis pré-instalados, como o caso do World of Warcraft, o display mostro o logotipo do jogo ou aplicação. Senão, aparece apenas o nome do perfil e seu status. Indiferente do vinculo com um executável, você pode criar um perfil e selecioná-lo manualmente.
logitech-g13-advanced-gameboard_large O método de criação é bastante simples e a janela de atalhos do G13 consegue ficar por cima da interface do aplicativo. Caso você abra o aplicativo do  G13 com o joga aberto e adicione um novo perfil, ele reconhece automaticamente o executável e faz a associação.
O teclado é retro iluminado e as cores são selecionáveis da mesma forma que se escolhe a cor em um aplicativo de imagens.
Cada perfil ainda possui uma quarta máscara chamada de “quick macro”. Sua função é atribuir atalhos dinâmicos no meio do jogo. Por exemplo, você vai realizar uma quest e quer configurar alguns atalhos provisórios, você pode usar essa função sem ter que abrir o aplicativo do G13.
Existem várias formas de se atribuir um atalho ao G13. A mais comum é associar uma tecla ou seqüencia de teclas ao teclado. Você também pode optar por associar uma tecla padrão ou macro. No modo avançado, ele permite a criação de scripts bastante complexos.
Ele ainda possui uma “Memória de Bordo”, uma espécie de backup para que você possa levar suas configurações pessoais para outro PC. Não testei.
O Display talvez seja o maior referencial nos produtos da Logiteck em relação aos seus concorrentes. Ele pode ser personalizado de muitas formas mas sua programação não é muito fácil. Porém, ele vem com uma boa quantidade de opções selecionáveis. Aliás, o G13 possui o idioma português e, caso opte pelo relógio, o display mostra a data e a hora em nosso idioma. Só o display merece um tutorial a parte.

Perguntas e Respostas

O que vem na caixa?
Vem o teclado, um CD de instalação que deve ser utilizado antes de se conectar e um guia rápido. Dependendo do lote, você recebe um jogo gratuito.

É fácil de instalar?
Muito fácil. Você coloca o CD, instala e pluga o teclado. Simples!

É compatível com quais sistemas operacionais?
Todos os da Microsoft. Instalei no Windows 7 sem problema algum.

Qual o limite de configuração? É fácil configura-lo?
Aparentemente não possui limite já que você tem a opção de gravar uma seqüencia de teclas em qualquer de suas teclas. Ele é bastante intuitivo e está em português.

É confortável?
Bastante. O ponto negativo fica no click do joystick que é um pouco duro e desconfortável. Na pré-configuração do WoW ele é o jump. As teclas são bem acessíveis para uma mão média. Ele também é bastante estável.

Qual a sua sensibilidade?
Gostei bastante das teclas. Não enroscam e possuem uma boa pressão. O joystick responde na mesma velocidade do teclado, facilitando o uso.

É compatível com o jogo que eu desejo?
Sim. Ele é compatível com qualquer jogo ou aplicação que utiliza teclas de atalho, ou seja, todos.

Considerações Finais

Eu utilizo o G13 em paralelo com o mouse Razer Naga. Os botões adjacentes ao joystick eu configurei como Ctrl e Shift. Essa combinação com os 12 atalhos do Naga são absurdos. Ainda mais aliados ao mecanismo de locomoção do joystick com o mouse. Não bastasse, tenho mais 25 atalhos rápidos. Você não precisa de mais nada. O problema é decorá-los.

Estrelas-45

links:
http://www.logitech.com/pt-br/keyboards/keyboard/devices/5123

4 comentários:

Pois eh... eu escolhi o Razer exatamente por conta das fotos, eu achei o "pad" do G13 desconfortavel pelas fotos, já o da Razer parece mais confotavel pela inclinação e eu tive a oportunidade de testar um na loja para comprovar se era realmente confortavel e vi que era.
No meu caso, eu comprei foi pela "problema" que tenho com o WASD, com 1h de jogo minha mão começa a doer, pode ser q eu coloque força d+ nos dedos e os nervos começam a doer, não sei ao certo, e foi exatamente isso que eu busquei nesse teclado, não utilizar mais o WASD e sim o PAD e configurar o WASD no PAD.

Como eu vi que vc usa essa função no PAD do G13, o que vc me diz dele? Eu achei ele "inclinado" nas fotos e nos videos de forma que com algumas horas de jogo, poderia começar a incomodar, mas não tem como afirmar sem usar, pq o Razer pelas fotos/videos parece q o PAD fica em uma posição um pouco dificil de utilizar, mas na pratica não é.

A posição dele é bastante confortável. Eu achei os botões laterais melhor posicionados que no Razer. O que é ruim é o click do joystick por causa do tamanho do manche e dá força necessária a ser empregada, então eu não uso ele para nada. Outra coisa que o Razer parece melhor, mas eu não testei para ter certeza, é a mecânica do WASD. No Razer existe a possibilidade de trocar o manche pela cruz. No G13, quando você move mais que 10º para esquerda ou para a direita, ele responde como se você estivesse apertando WA ou WD simultaneamente. Cria um efeito na corrida como se você estivesse desviando de balas. Em jogos como Call of Duty ele é menos perceptível, mas no WoW você precisa manter o controle mais firme. Por isso, eu acho, que utilizar a cruz ajude nesses casos.

"No Razer existe a possibilidade de trocar o manche pela cruz."
Como assim? No Razer vc pode retirar a "tampa" do PAD e ele vira uma "cruz" de joystick é isso que vc quis dizer?
E no razer a configuração da diagonal é intependente, no WoW é impossivel jogar com a diagonal configurada, mas basta setar como "none" que fica normal, se vc pressionar a diagonal é como se tivesse usando o WE juntos (eu não uso o AD só o QE).

No G13 vc consegue configurar as diagonais do PAD (cruz)? ou o G13 é mais como um analogico, estilo o analogico dos controles do play station? Tem uma loja aqui que possui um G13, qualquer dia eu vou lá testar, é bom ter mais de uma opção, esses "joysticks" foi a minha salvação, do contrario, não conseguiria passar de 1h jogando que já vinha a dor, vc poder jogar 2h seguidas e no dia seguinte jogar mais 2h e não ter dor é muito bom.

Sim, ele vem com uma "tampa" alternativa onde você escolhe, manche ou cruz igual ao analógico/digital do PS. O mesmo ocorre para o apoio de mão, podendo melhorar o ângulo de inclinação.
No G13 você configura 4 pontos, no caso WASD ou as setas. Na verdade, você coloca o que quiser nesses 4 pontos.
Na dúvida, ve-lo é a melhor coisa, fiz isso com o Naga antes de comprar. Queria ter certeza que era confortável.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More