quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PSN Brasil... hummm


Comprei um PS3 logo na semana que a PSN Brasil entrou no ar. Como era de se esperar, criei uma conta brasileira. Primeiro tentei pelo site e descobri que por lá o serviço não funcionava, então fiz pelo console. Uma tarefa que parecia complicada mostrou-se bastante simples. Aliás, acho que se eu tivesse feito pelo site no PC, eu teria mais dificuldade.
A primeira coisa que o console me disse é que eu deveria atualizar meu software. O aparelho não mostra a taxa de transferência mas me pareceu mais lento que um PC. De qualquer forma aguardei por quase 2 horas (tenho Virtua 10 Mega) e entrei na PlaystationSore para navegar um pouco.

Eu já sabia que não teria tudo que a Store americana mas mesmo assim foi meio decepcionante. De qualquer forma, baixei uns demos para testar o sistema. O que eu curti, foi o fato dele permitir que você continue navegando ou jogando enquanto ele faz a transferência. Como deu certo, decidi então comprar algo e para isso escolhi um jogo que eu joguei no PS1, no PS2, em emuladores e vou jogá-lo novamente, o Final Fantasy Tatics. O processo é bem similar a uma loja online. A minha surpresa ficou no fato de a PSN Br só aceitar um cartão internacional, apesar do preço em reais e da propaganda contrária. Aliás, o preço é algo a parte, o jogo custou R$ 20,99 (que preço é esse?!?!?) e foi cobrado IOF, saindo por 23 reais aproximadamente, o que confirmou o fato dele não ter aceitado meus outros dois cartões sem bandeira internacional. Pelo menos, a compra é aprovada de imediato.

A PSN Brasil não tem nem 10% do conteúdo da PSN americana, o que me fez criar um segundo usuário com conta nos EUA. O processo é o mesmo e ele compartilha os jogos sem problema, você só precisa de um endereço norte-americana e para isso basta pegar um na net. 

Ainda não comprei nada por ela, mas pude ver que o Final Fantasy Tatics custa U$ 9,90, cerca de 20% mais barato que na Brasil. O próximo passo é comprar um cartão de 50 dólares na Amazon e creditar na minha conta americana. De qualquer forma, coloquei para baixar alguns demos para testar.
O primeiro passo foi me certificar que eu acessaria os jogos baixados entre contas diferentes. Em seguida, testei se ele continuaria baixando se eu mudasse de conta no meio do download e ele mantém a transferência. Isso é ótimo. Basta você se logar na PSN americana, comprar ou baixar o que te interessa,  e voltar para sua conta brasileira para jogar sem perder os troféus.

Meu PS3 é o de 160 Gbytes, já que trocar a HD é extremamente simples, mas o espaço me parece bastante satisfatório se você não comprar jogos grandes pelo na PSN Store. Outra coisa que foi bastante simples foi conectá-lo na net. Como ele estava do lado do roteador, decidi usar um cabo ao invés da conexão sem fio, então bastou ligar e eu não precisei fazer nada.

Ter comprado um console da última geração anos depois de seu lançamento tem algumas vantagens. Uma delas é o fato de que os jogos que eu mais desejo jogar hoje custam bem menos por não serem mais novidade. Além do Final Fantasy XIII, que eu já comprei, minha lista inclui “Lost Planet 2”, “Resisdent Evil 5”, “Little Big Planet”, “Dead Space” entre outros. A maioria custa entre 60 e 80 reais.
É isso ai, vou encerrar com uma lista de coisas que eu aprendi na prática, apesar de ter procurado na net.
  • você pode ter as duas contas, brasileira e americana, no mesmo PS3.
  • você pode iniciar o download por uma e mudar para a outra que ele não interrompe.
  • você pode jogar ou navegar no console enquanto baixa jogos.
  • você pode atualizar um demo baixado em outra conta mas não pode comprar a versão full, para isso você deve logar a conta que inicio o download.
  • apesar de estarem em reais, as compras na PSN Br são internacionais e só aceitam cartões de crédito internacionais, além de cobrarem IOF.
  • a compra na PSN Br é aprovada de imediato.
  • você não precisa de um PC na se registrar, aliás essa é a forma mais fácil.
  • o botão “playstation” do controle é quem abre o menu do console durante a execução de um jogo e permite que você interaja com ele.
  • o console permite que ele seja desligado automaticamente após o termino de seus downloads.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More