quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Oslo, um massacre que feriu milhares


O massacre de Oslo, na Noruega, foi uma tragédia arquitetada por um louco, um doente e assim deveria ser tratado. Infelizmente, a ânsia de encontrar culpados, motivos e motivações sempre levam para o mesmo caminho, os jogos eletrônicos e o cinema violento.

As lojas na Noruega decidiram banir cerca de 50 jogos eletrônicos porque o assassinou disse que usava games como World of Warcraft para moldar sua personalidade. Psicopatas existem desde que o mundo é mundo e muito antes dos jogos eletrônicos. Se Hitler vivesse nos dias atuais teriam culpado Age of Empire. O engraçado é que não é uma decisão do povo em geral ou do governo. Foram as lojas?!?!? 

Essa necessidade de explicar o inexplicável que move pessoas desinformados e sem capacidade de discernimento a tomar decisões equivocadas. Não estou defendendo os jogos eletrônicos, não é esse o ponto, até porque, com ou sem proibição, eles continuarão por lá. Serão vendidos em lojas melhor administradas, baixados da internet ou comprados do outro lado da fronteira. Ou é um caso de estupidez ou uma bela jogada de marketing. Proibe, faz um lenga,lenga e depois volta as prateleiras e vende como água no deserto.

Em 2008, um politico brasileiro conseguiu proibir Counter Strike no Brasil. A proibição foi julgada improcedente e hoje não é mais contra ter um cópia do jogo. No Brasil, esse foi um caso isolado e sem explicação lógica (explicação houve, mas nada que valesse a pena ser citado) que afetou apenas as lan-houses que tiveram que trocar o CS por um outro jogo de tiro dentre as dezenas disponíveis. O que realmente acontece foi um visível aumento no interesse do público pelo jogo. O mesmo aconteceu quando tentaram proibir “A última tentação de Cristo”. Até eu que não tinha interesse em assistir acabei vendo. 

A grande verdade, num mundo globalizado, é que não existe melhor marketing do que tentar proibir algo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More